Sheherazade, op. 35, é uma suíte sinfônica composta por Nikolai Rimsky-Korsakov, em 1888. Baseado no livro das Mil e Uma Noites, também conhecido como The Arabian Nights. Este trabalho orquestral combina duas características comuns à música russa de Rimsky-Korsakov, em especial: o colorido deslumbrante da orquestração e um interesse no Oriente , que figurou muito na história da Rússia imperial, bem como o orientalismo em geral. É considerada a obra mais popular de Rimsky-Korsakov. A música foi usada em um balé de Michel Fokine. Este uso da música foi denunciado pelo espólio de Rimsky-Korsakov, liderada pela viúva do compositor, Nadezhda Rimskaya-Korsakova
A suíte divide-se nas seguintes partes:
1. O Mar e o Navio de Simbad (largo e maestoso - lento - allegro non troppo - tranquilo)
2. A História do Príncipe Kalender (lento - andantino - allegro molto - vivace scherzando/scherzo - moderato assai - allegro molto e animato)
3. O Jovem príncipe e a princesa (andantino quasi allegretto)
4. Festa em Bagdá - Naufrágio do Barcos nas Rochas (allegro molto - lento - vivo - allegro non troppo e maestoso - lento - tempo come I )
Os maiores compositores e suas melhores músicas numa coleção única da editora Abril, selecionada especialmente pelo maestro Roberto Minczuk. São 40 livros-CD em formato inédito, que contam a vida e explicam a obra de Beethoven, Tchaikovsky, Bach, Vivaldi, Villa-Lobos, entre outros grandes mestres. Aqui disponibilizo o CD de Rimsky-Korsakov, compositor russo que lutava por uma música nacional autêntica e se destacava pelo domínio da orquestração. refrido compositor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário